Por que defender o livro?

Por Larissa Libanio

Nos últimos dias foi divulgado que o atual Ministro da Economia, Paulo Guedes quer aplicar uma Reforma Tributária em que passará a ser cobrada uma taxa de 12% em cima do valor dos livros. O mercado editorial tem respondido de maneira negativa, já existe uma petição contra esta reforma e também um manifesto em defesa do livro.

De acordo com reportagem da EXAME, 134 países cobram um imposto sobre o livro, a Dinamarca está em disparada com a taxa mais alta de 25%, na América Latina com exceção do Chile não é cobrada nenhuma taxa, no Brasil já faz 70 anos que essa taxa não é cobrada, deixando os livros isentos desses impostos até hoje.

Com essa taxa livros que custam R$37,00 passaram a custar pouco mais de R$47,00, o aumento sobre o preço do livro vai dificultar o acesso a leitura, vai prejudicar que o mercado editorial invista em novos autores e também vai fazer com que os autores ganhem menos.

Por conta disso, a Câmara Brasileira do Livros (CBL), o Sindicados dos Editores de Livros (SNEL) E A Associação Brasileira de Editoras de Livros (ABRELIVROS), criaram o Manifesto Defenda o Livro, Clique aqui para acessar,
para que todos entendam o quanto o Mercado editorial será prejudicado com esta taxa, acesse e entenda mais o movimento.

Também está circulando a petição #DefendaOLivro, já está com mais de 890 mil assinaturas contra a Taxação do livro, para que seja garantida o valor acessível a literatura, esta que promove a educação, a imaginação, a criação e tantos outros feitos positivos, o livro não pode ficar mais caro, o livro tem que estar ao alcance de todos.
Para assinar a petição, clique aqui.

 

Vamos juntos escrever novos capítulos?

 

cardbook

Psiu, não esqueça de visitar nossa page!!!!!!
Insta: @clubebook

Quer divulgar e encontrar os seus leitores?
Acesse o nosso site.

Compartilhar:

About Larissa Libanio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *