Márcia Leite, mostra processo do seu trabalho como editora

Por Larissa Libanio

No dia 25/05, ocorreu o 11º Congresso do Instituto Cultural Lourenço Castanho, na FECAP em São Paulo, professores apresentam inovações utilizadas nas práticas nas salas de aula. Márcia Leite, comandou a palestra de encerramento do evento, apresentando dois livros infantis, explicando como é realizado todo o processo de criação do texto, das ilustrações e da diagramação

Editora Márcia Leite e Larissa Libanio

Márcia Leite é sócia fundadora da Editora Pulo do Gato, escritora de livros infantis e infanto-junvenil, publicou seu primeiro livro em 1986, há teve mais de 40 livros publicados por várias editoras, durante 30 anos atuou em salas de aula, o que faz total sentido, esta palestra ocorrer no ICLOC. Atualmente está como formadora da leitura no Coletivo Pulo do Gato e continua trabalhando na edição de livros da própria editora.

O seu sócio fundador Leonardo Chianca, tem experiência com mais d 30 anos de atuação no mercado editorial, também já trabalhou como editor, além de ter sido reviso, tem mais de trinta livros publicados e assim como a Márcia, ter envolvimento em livro infantis  e infanto juvenil.

capa ilustrativa, imagem da internet

Na palestra, foi apresentado o processo do livro “Um dia, um rio”, que aborda por trás das imagens a tragédia de Mariana, Mina Gerais que ocorreu em 2018. Iniciou com a construção textual, em que a editora enviou a proposta de tema à um escritor, conforme as escritas e leituras realizadas foram estruturam o texto e aonde ele ficaria em cada página, a partir disso o livro vai ganhando forma. Durante esse processo, o início da edição foi encaminhado à um ilustrador, em que também deu opiniões sobre o texto e criava as imagens em cima disso, sobrando espaço para a criação. Escrito por Leo Cunha e ilustrado por André Neves.

Depois da tragédia, imagem da internet
Antes da tragédia, imagem da internet

Neste livro é mostrado a água cristalina, utilizam a figura da criança e o brincar com a água, também mostra peixes nadando nessa água e dá ênfase no quanto é limpa, depois no meios aos versos vem surgindo a cor de barro, peixes em esqueleto e nenhuma criança brincando. A capa e última parte, se arremetem a essas duas divisões água limpa x água suja, quando o livro é aberto dá para vê-las claramente, algumas crianças dizem que uma é do passado e outra do futuro, outras dizem o contrário. Um livro é capaz de fazer uma criança refletir sobre determinados temas, de maneira delicada e divertida. Escrito e ilustrado por Jean-Claude Alphen.

Adélia e Eveline, imagem da internet

O livro Adélia, mostra uma porquinha sapeca que saía do seu chiqueirinho junto com outros porcos, por ela ser muito esperta já tinha o seu caminho definido, ela era a única que entrava na casa da Eveline, ela entrava ali e ia direto para a biblioteca. Pois é, isso mesmo que você pensou, a Adélia é uma porquinha que adora ler, um dia ela é descoberta por Eveline, as duas passam a ler juntas mas ai os outros animais encontram esse caminho também, o que será que vai acontecer?

Sorrisinho de Adélia, imagem da internet

Este livro, Márcia comenta o processo das ilustrações, em que a porquinha estava muito adulta em sua postura, de pegar um livro para ler e devolver na estante na pontinha do pé, mas ela deveria ter comportamento de criança. Então teve essa troca de ilustrações, em que ela entra correndo até a biblioteca, pega os livros que estão mais abaixo, ao seu devido alcance e vi bagunçando até encontrar o ideal, quando encontra surge um sorrisinho todo meigo em Adélia. É realmente essencial ter as imagens adequadas ao público leitor, para trazer a devida identificação.

É interessante saber o que acontece por trás do livro, principalmente quando contém ilustração. Querem que tenha mais posts sobre o processo criativo? Você tem algum livro assim ou quer indicar alguém? Envie para contato@clubebook.com.br. Estou esperando vocês, com sorrisinho de Adélia! 😉

cardbook

Psiu, não esqueça de visitar nossa page!!!!!!

Quer divulgar e encontrar os seus leitores?
Acesse o nosso site.

insta: @clubebook
contato@clubebook.com.br
youtube: Clubebook Oficial

Compartilhar:

About Larissa Libanio

Aquariana, estudante de jornalismo, apaixonada por cultura, arte e literatura. A leitura pode transformar o ser e o intelecto, é por isso que escrevo no blog, para incentivar todos a descobrir um mundo com várias perspectivas e sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *