Mergulhe na história do universo dos quadrinhos

A exposição acontece no MIS Museu da Imagem e do Som, na capital de São Paulo. Está em cartaz desde 14 de novembro, chegaria ao fim no dia 31 de março mas foi prorrogada a 26 de maio. Ainda dá tempo de conferir e saber mais sobre os quadrinhos do Brasil e do mundo.

 

O Clubebook visitou o evento, as instalações iniciam com arte rupestre e tem muita interatividade logo de início, com quadrinhos dentro de cataventos, área de mangás com os impressos na entrada, quadrinhos em guada chuvas, na parte erótica são HQs por um banheiro, action figures(figuras/bonecos) dos personagens principais  e até poltrona da Liga da Justiça está presente em uma das sessões.

O Tour é dividido pelo surgimento dos quadrinhos logo no primeiro andar, com tirinhas de charges coladas na parede, entre os personagens brasileiros estavam Anésia (Willtirando), Um Sábado Qualquer (Carlos Ruas) e O Menino Maluquinho (Ziraldo).

Todas trazendo uma pitada de humor e reflexão, que dá vontade de ficar lá parada(o) lendo todas as tirinhas e dando boas risadas, como em poucos quadrinhos estes artistas conseguem dizer tanto?

+abertura da exposição com participação dos produtores

Turma da Mônica – MSP

 

         

A Maurício de Souza Produções (MSP) teve um espaço único, ilustrada com as primeiras edições dos principais gibis, mostrando a evolução com a versão,  desenho animado com os toys e o trailer do filme Turma da Mônica também estava em exibição. Graphics que fazem parte da MSP como o personagem negro Jeremias, escrita por Rafael Calça (que marcou presença na CCXP 18) e com artes de Jefferson Costa, irá retratar como ele enfrentará o racismo.

O Menino Maluquinho

 

Ziraldo tem um espaço com cartazes e esboços das suas principais capas a mostra nas paredes, em uma mini vitrine encontra-se amostras de action figure do Super Man e outros objetos que ele enfeitava o seu escritório, e sua imagem em vídeo surge por trás da mesa repleta de canetas e telas, com o som da sua voz sendo transmitido. Coo se ele estivesse ali criando uma nova maluquice.

Laerte

Cartunista e chargista brasileira, que se auto declara como trans, em 2017 teve a sua trajetória retratada em documentário da Netflix “Laerte-se, aos 67 anos já recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de artes e claro foi homenageada na exposição com um painel só com os seus quadrinhos e sua própria ilustração.

 

Mangás

Entrada da área de mangás

Os mangás com os traços marcantes e nomes interessantes, nas telas passava-se o trailer de Death Note, logo na entrada vários impressos estavam pendurados na porta feito cortinas, ao fundo guarda chuvas com com as histórias impressas ficavam girando, leques com os personagens e tinha que acompanhar o ritmo da leitura, uma moto vermelha também atraia olhares para tirarem foto. Naruto, Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco e One Piece também marcaram presença.

 

+18 Quadrinhos eróticos

O cenário voltado à quadrinhos adultos picantes é ambientada em um banheiro, o artista Wesley Morse passava a maior parte no banheiro idealizando seus personagens (1897-1963). No Brasil os eróticos surgiram em 1940, apesar do grande público sofria repudias e falta de investimento no mercado, com a queda da censura várias editoras passaram a apostar e aumentou o número de vendas dos quadrinhos, com histórias fantasiosas e ousadas em desenhos delicados trazendo a sexualidade explícita e outras de fetiches.

 

América Latina

   

Os quadrinhos do continente também estão expostos em uma categoria especial repleta de  talentos, destacamos  a personagem Mafalda é o maior sucesso na Argentina criada pelo cartunista Quino. É simplesmente uma garotinha muito sábia que filosofa em suas abordagens, cada tirinha trás uma reflexão diferente que mostra diversas situações sendo criticadas pela ternura de Mafalda, já teve filme e livro publicado pela amazon.

 

Liga da Justiça

Logo na entrada tem o símbolo do Batman, muitos action figure e uma estátua do Aquaman em tamanho real, muitos esboços e as roupas dos personagens expostas em vitrines, e o mais legal de tudo é o painel com os nomes de todos os heróis e vilões da DC e além disso a poltrona para quem quisesse se sentir um membro da DC por alguns segundos.

 

Marvel

   

Havia pouco material exposto, como capa dos X-MEN, DVD e gravura do Homem Aranha, uma gravura do quarteto fantástico, placas de ruas com os nomes dos artistas no clássico poste de luz em um ambiente um pouco escuro que dá para olhar bem rapidinho.

 

Disney

    

A área também era pequena, porém havia trailers dos desenhos Mickey e do Zé Carioca, cada personagem tinha o seu lugarzinho com uma das edições especiais em destaque, além disso tinha amostras com as cabeças dos personagens e é uma área bastante frequentada por crianças.

 

HQs em caixotes

   

Vários quadrinhos marcantes e antigos foram inclusos na exposição em caixotes de madeira que ficaram próximos às paredes e também espalhados pelos corredores, quase que um labirinto, proporcionando interatividade por onde quer que o visitante fosse.

 

Os ingressos  no MIS, Av. Europa, 158,
Inteira R$14 / Meia R$ 7
Gratuito às terça e fechado às segundas.

antecipados no ingressos.com, possuem taxas.

Aos domingos tem atividades infantis.

 

Tenham um bom passeio e nos conte como foi.

 

cardbook

Psiu, não esqueça de visitar nossa page!!!!!!

Quer divulgar encontrar os seus leitores?
Acesse o nosso site.

insta: @clubebook
contato@clubebook.com.br
youtube: Clubebook Oficial

 

Compartilhar:

About Larissa Libanio

Aquariana, estudante de jornalismo, apaixonada por cultura, arte e literatura. A leitura pode transformar o ser e o intelecto, é por isso que escrevo no blog, para incentivar todos a descobrir um mundo com várias perspectivas e sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *