Downloads de conhecimento, inovação, conexão e literatura

Nos dias 3 a 12 de Agosto, no Pavilhão do Anhembi aconteceu a 25ª Bienal do Livro de São Paulo, com novos expositores, metodologia de atendimento, espaços para fotos e 1º concurso de Cosplay

 

O evento realizado pela Câmera Brasileira do Livro(CBL), Ministério da Cultura e Governo Federal contou com 1.500 horas de conteúdos, a arena de autográfos e arena cultural bic recebiam os autores renomados como Mauricio de Sousa, Ziraldo, Beth Reklees ( A Barraca do Beijo), Fernanda Montenegro entre outros maravilhosos que marcaram presença na feira, o ambiente era aberto para quem quisesse acompanhar fora do espaço.

 

 

Programação cultural

 

Bibliosesc: Praça de histórias com interações infantis de contação de histórias, sarau e Slam,música e literatura e bate-papo com vencedores do prêmio sesc de literatura. Já a Praça das palavras teve cataversos em que versos  eram cantados ao som de flauta e outros instrumentos, mensagens de mulheres sábias e participação do autor Ferréz em bate papo sobre literatura periférica.

 

Papo de mercado:  bate papos sobre biodiversidade, internacionalização das editoras, direitos autoras do mundo árabe, trabalho de agentes literários, livro digital e autopublicação.

Imagens da internet: Larissa Libanio no centro usando jaqueta jeans

O Clubebook participou do bate-papo sobre feiras literárias com os idealizadores de Bienais e Feiras literárias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, vale a pena conferir no site da CBL as datas e locais de demais feiras nacionais.

 

Espaço Cordel e Repente ofereceu oficinas de xilogravura, ilustração, desenho, debates sobre incentivar a literatura nordestinos junto a lançamentos de livros da temática, bate papo, palestra e show.

O cozinhando com palavras com chefes de cozinha que apresentavam receitas através de apresentações, música, temas sobre localidades, restaurantes, sustentabilidade e até sobre cerveja.

Tiveram diversos Encontro de fãs, voltado a vários gêneros literários, fanfics, wattpad e FLIPOP(leia sobre aqui)

 

O 1º Concurso de Cosplay abriu portas para muita criatividade, havia cosplayer de Etevaldo, Pantera Negra, Emília, Jack Sparrow, Tempestade, Mulher Maravilha e Ravena… fora isso em uma das praças de alimentação estava a La Casa de Pastel com todos os atendentes vestidos a caráter à série de sucesso e até a Emília foi dar uma abraço neles.

 

                        

 

 

 

 

O espaço do Saber com a Microsoft foi voltado a educação, mostrando como aplicar a tecnologia na sala de aula e preparação de aula em 3D, além de demonstração de recursos e acessibilidade. Um painel que identificava a idade das pessoas através de marcação do rosto despertou a curiosidade dos visitantes.

Salão de Ideias foram palestras e bate papos sobre diversos temas como: poesia na internet, música brasileira, fake news, diversidade, sore a  importância dos prêmios de literatura, feminismo e literatura independente.

Espaço infantil Correios tenda das mil fábulas, encontro com autores e contação de histórias.

 

Cenário Fotográfico

 

O Mercado Livre proporcionou muitas gincanas e brindes, voltei com um jogo de adivinhação para casa e  como atração teve a Livraria infinita, em que vários espelhos atrás das estantes de livros além do piso e teto passavam a sensação de longitude.

A Barraca do Beijo não poderia ficar de fora e os visitantes não poderiam deixá-la passar despercebida e se sentir na cena do filme com o sue mozão do lado ou em uma barraca de festa junina mesmo… o importante é curtir o momento e fazer o registro. Foto:  autora Beth Reklees

 

   

 

Aos fãs de J. R. .R Tolkien e JK Rowling um espacinho para tietar no stand da Harper Collins.

 

              

 

Que tal fazer parte da Turma da Mônica e ter um gibi para chamar de seu?  Tinham opções de cartaz, cartaz e livro-revista, os dois anteriores  e uma revista de colorir, totalmente personalizado e retirado em até 1h30. O espaço também recebeu doações de livro e a recompensa era um gibi.

     

 

O segundo lugar mais disputado para tirar foto foi a entrada da Intríseca, com a estante circular livros, no decorrer dos dias de eventos só dava para tirar foto em uma parte do círculo para não atrapalhar a circulação daqueles que queriam conferir as promoções.

O primeiro lugar mais disputado e que a fila não diminuiu no último dia, foi o da Pólen, com essa poltrona e livros organizados, livros flutuando, simplesmente um sonho. Em outra parte da Pólen podia retirar o sue lambe lambe com frases literárias.

 

 

Maravilhoso matar a saudades do evento com vocês, espero que tenham gostado do resumo, para quem for na Bienal do livro do RJ até ano que vem e para quem vai na próxima edição de SP até 2020, mais detalhes, imagens e informações vocês encontram no site da Bienal, tem muita coisa legal por lá.

 

O que  acharam dessa experiência?

Deixem seus comentários, o que esperam para a próxima?

cardbook

Psiu, não esqueça de visitar nossa page!!!!!!

insta: @clubebook
youtube: Clubebok Oficial

Quer divulgar seus livros? Acesse o nosso site.

contato@clubebook.com.br

 

 

 

 

Compartilhar:

About Larissa Libanio

Aquariana, estudante de jornalismo, apaixonada por cultura, arte e literatura. A leitura pode transformar o ser e o intelecto, é por isso que escrevo no blog, para incentivar todos a descobrir um mundo com várias perspectivas e sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *