FLIP-SE você também e mergulhe nas obras de Hilda Hilst

A 16ª Festa Literária  Internacional de Paraty ocorreu de 25 a 29/07, homenageando uma das maiores poetisas nacionais a Hilda Hilst

DIA 25: contou com ilustre presença de Fernanda Montenegro apresentando a fotobiografia lançada pela Sesi Editora, junto a compositora de criação multimídia Jocy Oliveira, ambas leitoras da homenageada, iniciaram a abertura da FLIP com um tributo a Hilda, iniciando com representatividade feminina.

 

 

DIA 26: foram recitadas trechos de poesias de Hilda, pelas vozes da atriz Taina Muller que recomenda muito as obras da autora, a jornalista Bianca Ramoneda, a cineasta e roteirista Rosane Svartman e o ator Jesuita Barbosa.

 

 

Quem (foi) é Hilda Hilst?

Imagens: Larissa Libanio

Nascida em Jau- SP em 1930, formou-se em direito pela Universidade de São Paulo e após algumas passagens pela Europa começou a se dedicar a literatura. Com os seus 20 anos lançou o primeiro livro Presságio(1950), aprofundou sua paixão pela escrita quando mudou-se para Campinas na Casa do Sol (1965), sempre adepta a poesia em 1990 decidiu se despedir do que chamava de “literatura séria” e passou a escrever temas  considerados mais apreensíveis e titulados de tabu pela sociedade, como a sexualidade feminina.

Fonte: Instituto HH e G1

 

DIA 27: debate sobre homoerotismo, que uma relação erótica entre pessoas do mesmo sexo sem haver a necessidade de penetração e apelação sexual, a sexualidade feminina acompanhou os embates. Neste debate estavam André Aciman autor de Me chame pelo seu nome, o africano Samuel Becket e Luiz Gama que é especilista em poetas negros.

 

Imagens: Larissa Libanio

FLIPEI, Festa Literária de Paraty das Editoras Independentes, colocaram a âncora na FLIP e abriram uma livraria a beira mar, em que os leitores subiam no barco para conferir, acima dela, próximo das velas, havia uma bancada com microfone onde s idealizadores abriram debates com os visitantes.

 

Dia 28: Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá promoveram um bate papo sore conteúdo literário com o ” Você é o que você lê”, presenciei o final desta conversa e pude acompanhar a resposta de Maria Ribeiro a uma influenciadora que cogitou sobre psotar conteúdo relevante e que ela realmente gostasse ou focar no público dela, a reposta foi simplesmente mara! trago a minha interpretação a vocês: Faça sem ligar para público, não existe um público concreto, simplemente assiste quem quer e pode ter certeza que sempre terá alguém curtindo e alguém detestando, tem que gostar do que faz.

 

Imagens: Larissa Libanio – acervo pessoal

“Porque te amo
Deverias ao menos te deter
Um instante…”

– Poesia de bolso: Júbilo, memória, noviciado da paixão –  Hilst

 

 

 

 

Dia 29: presenciei a última mesa da FLIP, com a temática livro de cabeceira os autores leram trechos de livros que os marcaram, o mais interessante foi a diferença de idiomas entre cada autor que enriquecia a cada palavra dita, sendo conduzidos por Liz Calder (a editora inglesa que lançou J.K. Rowling :O).

Alberto Mussi escolheu uma representação nacional, o livro A lenda de Jurupari, de Ermanno Stradelli e Maximiano José Robert, escrito por um índio mestiço.

Ana Miranda, homenageando a sua origem cearense escolheu Turismo para Cegos, de Jayson Viana Aguiar.

Djaimilia Pereira, recitou o capítulo O coração simples que faz parte dos Três Contos do francês Gustave Flaubert.

Patrick Deville não quis destacar apenas um trecho e acabou lendo duas páginas de Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust.

Paul Beatty leu o começo de O homem que era quinta-feira, de GK Chesterton.

Scholastique Mukasonga escolheu Olivier, de Jérôme Garcin

William Finnegan recitou versos de dois poetas, o Wallace Stevens e Hart Crane, de Treze maneiras de olhar para um merlo e Viagem I e II,

Além de tudo isso o encerramento teve um vídeo surpresa com a autora Hilda Hilst cantando, algo raro que não se vê em qualquer lugar.

 

 

O que  acharam dessa experiência?

Deixem seus comentários, o que esperam para a próxima?

cardbook

Psiu, não esqueça de visitar nossa page!!!!!!

Quer divulgar seus livros? Acesse o nosso site.

contato@clubebook.com.br

 

Compartilhar:

About Larissa Libanio

Aquariana, estudante de jornalismo, apaixonada por cultura, arte e literatura. A leitura pode transformar o ser e o intelecto, é por isso que escrevo no blog, para incentivar todos a descobrir um mundo com várias perspectivas e sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *