178 anos de Machadão

Em 21 de junho de 1839 nascia o carioca Joaquim Maria Machado de Assis, o escritor brasileiro mais contemplado da literatura nacional, é lembrado pelos seus clássicos Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Larissa Libanio

 

Homenageado com doodle

machado-de-assiss-178th-birthday-l


Liderando os movimentos Realismo e Romantismo, Machado de Assis  já publicou mais de 40 obras que hoje são consideradas clássicas pela literatura, mas coloca CLÁSSICA nisso, já se passaram mais de 100 anos e muitas dessas obras jamais foram esquecidas.

Falarei de duas obras mais populares, uma tem diversos memes pelas redes sociais e outro é leitura obrigatória no vestibular da USP, seria mera coincidência se fossem meus favoritos? Engraçado que eu li por vontade própria, mas se vocês não curtirem tem muitos outros livros do autor para se apropriarem no site do MEC.

 

Dom Casmurro

 

 

Há 118 anos plantando a sementinha da dúvida se Capitu traiu Bentinho.

Resultado de imagem para memes capitu

 

E se eu te dizer que Bento (nomeado Dom Casmurro), da elite carioca iria ser obrigado pela mãe Dona Glória a ser padre, pois ela havia feito uma promessa quando perdeu o primeiro filho que se o segundo nascesse varão ( traduzindo: homão da p*, mentira mas significa é um homem na fase adulta) ele seria padre, se ele fosse padre como poderia continuar a gostar de Capitolina(a Capitu)?

 

Eles tentaram de tudo para não se separarem mas não teve muito jeito e ele teve que comparece aos seminários, lá ele iniciou amizade com Ezequiel Escobar e o apresentou a Capitu, esta moça estava ganhando a sogra aos poucos que passou a mudar de ideia sobre a decisão mas não sabia como fazer tal feito. Escobar deu a ideia de enviarem um escravo para ser padre e assim Bento estaria livre para se casar com Capitu, Dona Glória refez a promessa e apoiou o casório.

 

Escobar casou-se com Sancha ( não ficou pra titia) e os dois tiveram uma menina que batizaram de Capitolina ♥, o casal de amigos seguiam firmes e fortes, Bento se formou em advocacia em São Paulo se torna Dom Casmurro e finalmente se casou com Capitu( aeee), ah ele era super ciumento com ela viu :(…

 

Enfim eles tiveram um filho e decidiram retribuir a homenagem e batizaram de Ezequiel ♥ mas é ai que o barraco começa people, Bento achou o filho muito parecido com Escobar e começa a colocar na cabeça que ela traiu ele e não tem quem tire essa ideia e quem sofre com isso é a criança. Pode ser mais um caso de relacionamento abusivo ou será que ela realmente acabou traindo por não aguentar as crises de ciúmes?

Se quiser um resumo mais aprofundado para arrasar no vestibular  tá aqui

 

Nas Telonas



Em dezembro de 2008 estreou a minissérie Capitu, foram exibidos 5 capítulos com Maria Fernanda Cândido e Michel Melamed interpretando Capitu e Bentinho já adultos, direção Luiz Fernando Carvalho

 

 

 

 

Memórias Póstumas de Brás Cubas

 

 

 

Há 136 anos sendo dedicado aos vermes

memoriasverme

 

Brás Cubas é um narrador cadáver, toda a história é contada por ele após sua morte (ah não é spoiler porque teria essa dedicatória?), um narrador personagem digamos assim. Tem muitos vestígios de cinismo e ironia na história, Brás pertencia a uma família patriarcal brasileira e era super mimado, o brinquedo dele era um escravo (sim um absurdo mas convenhamos que é super realista com o que acontecia na época), um dos seus amigos de escola era nada mais nada menos que… Quincas Borba, saca essa moral.

Cresceu, ficou um moço bonito e todo serelepe, foi procurar uma prostituta de luxo a Marcela, por quem ele se apaixonou e gastou muita grana com presentes caros, festas e claro pagamentos a vista, torrando todo o dinheiro da família.

O pai dele não aguentou mais essa situação e como “castigo” enviou Cubas para a Universidade de Coimbra ( seria meu sonho? :/) e o matriculou em direito para manter a reputação da família. O jovem aguardou Marcela se despedir antes de seguir viagem, mas ela não apareceu.

De volta ao Brasil, o pai já planeja um casamento arranjado com Vírginia que pertencia a corte e assim o filho ganharia o cargo de deputado, Brás se apaixonou por ela mas acabou perdendo a sua mão e a candidatura a Lobo Neves, porém o coração dela o pertencia e eles mantinham essa relação ás escondidas.

Tem aqui um resumo para vestibular

 

Nas Telonas


Em 2001 estreou o filme baseado na sério ( dica: está disponível no youtube),
retrata o livro super bem e Brás é interpretado por Reginaldo Faria e Petrônio Gontijo, Marcela por Sônia Braga, direção André Klotzel 

 

 

 

 

cardbook

 


Meus olhos brilharam só de escrever, é muita inspiração e admiração

 

O que achou?Deixe os seus comentários.

Psiu, não esqueça de visitar nossa page!!!!!!

 

banner

Compartilhar:

About Larissa Libanio

Aquariana, estudante de jornalismo, apaixonada por cultura, arte e literatura. A leitura pode transformar o ser e o intelecto, é por isso que escrevo no blog, para incentivar todos a descobrir um mundo com várias perspectivas e sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *